sábado, 3 de maio de 2014

EXPOSIÇÃO DE PINTURA de COLLADO, Agosto de 2009




De 29 de Agosto a 26 de Setembro de 2009, as paredes da Galeria Vieira Portuense estiveram preenchidas por 37 obras de José González Collado.
Este artista plástico fez parte do grupo de intelectuais que, nos começos dos anos sessenta, deram impulso ao movimento Luso-Galaico, que rodava à volta da revista "Céltica" fundada e dirigida por Oliveira Guerra.
Já por esses tempos pensou González Collado numa exposição das suas obras na cidade do Porto.
Todavia, a mudança do artista plástico para Madrid e o falecimento de Oliveira Guerra fizeram desfalecer o projecto.
Porém, quando os directores da Galeria Vieira Portuense convidaram Fernandes Costa para curador daquele espaço de exposições, tomou este a iniciativa de alargar a influência da galeria a todas as regiões ibéricas, por ser esse o espaço natural de intervenção de quem está sediado a cerca de 600 quilómetros da fronteira mais longínqua do país, por um lado, e por outro por serem interessantes os desafios de trazer ao Porto nomes de artistas plásticos de outras escolas para além das portuguesas.

Prosseguindo tal desiderato, tornou-se incontornável convidar os vários artistas galegos que já passaram pela galeria, entre os quais José Maria González Collado.

Sem comentários:

Enviar um comentário